Como melhorar a ansiedade

Todos nós temos momentos de ansiedade – ao fazer uma entrevista de emprego, por exemplo, ou ao participar de uma competição, uma corrida. Porém, quando essa ansiedade deixa de acontecer em alguns momentos e passa a ser algo rotineiro, você precisa prestar atenção.

Veja se você se encaixa em algum desses tópicos:

1 ) Sente dificuldades para dormir
2 ) Está sempre com tensões musculares
3 ) Sente medo com frequência e com intensidade
4 ) Está sempre preocupado com alguma coisa
5 ) Busca o perfeccionismo a todo momento

Estes são só alguns dos pontos que podem te ajudar a identificar a ansiedade. Além disso, existem diversos níveis de ansiedade que podem atrapalhar a sua rotina e alguns casos precisam ser acompanhados de perto por um médico. Mas existem algumas atitudes que você pode tomar para tratar a ansiedade que certamente farão super bem no seu dia-a-dia.

Praticar atividade física

Esta é bem simples, já que qualquer atividade física prazerosa serve. Fazer exercícios físicos produz serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Para você que nunca praticou exercício, aqui na Companhia Forma temos natação, hidroginástica, musculação com cross training e aulas fitness (abdominais, bike, kangoo, jump, local, zumba, jazz, ballet entre outras). É muito fácil tomar gosto por alguma dessas atividades!

Diminua e evite momentos de estresse

O estresse é capaz de piorar quadros de ansiedade. Por isso, dedique um momento para você mesmo, de introspecção e meditação. Ouça uma música, faça um alongamento relaxante e esqueça, por alguns minutos, todos os problemas à sua volta.

Preste atenção à sua respiração

Quando estamos nervosos ou ansiosos, acabamos respirando mais aceleradamente, e da forma errada. A forma correta para respirar é pelo diafragma. Alguns minutos antes de dormir, faça o seguinte exercício: coloque sua mão no abdome, um pouco acima do umbigo e respire devagar, empurrando a sua mão para cima. Conte os segundos que está inspirando e expire pelo mesmo tempo. Tente aumentar um segundo a cada nova respiração, deixando-a mais lenta. Isso te ajudará, inclusive, a dormir melhor.

Mantenha-se organizado

Organizar a casa, as tarefas e as roupas que vai usar no dia seguinte é uma das formas mais fáceis de não ficar ansioso por preocupar-se com coisas que precisam ser feitas. Além disso, quem organiza melhor seu tempo, consegue ser mais produtivo!

Gostou destas dicas? Aqui na Companhia Forma, procuramos sempre trazer qualidade de vida, saúde e bem-estar para nossos alunos! Se você está se sentindo muito ansioso, conte conosco para oferecer aulas divertidas, que queimam calorias e possibilitam a prática um exercício saudável para seu corpo e sua mente!

 

Fontes de pesquisa:

Auto Ajuda em Foco

Minha Vida

Administradores

M de Mulher

Compartilhar: