Quem sofre de doenças crônicas, como bronquite, asma, rinite ou qualquer outro tipo de inflamação nas vias respiratórias, tende a fugir das atividades físicas; o que é um erro! Afinal, a prática regular de exercícios físicos ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com problemas respiratórios.
A NATAÇÃO é o esporte mais indicado pelos médicos nestes casos, já que os exercícios realizados dentro da piscina contribuem para aumentar a entrada e saída de ar nas vias respiratórias. Isso porque, durante a aula, o aluno permanece com o tórax submerso, desafiando seus músculos correspondentes a vencerem a resistência causada pela água.
A ação direta da pressão da água sobre o tórax, segundo alguns estudos, aumenta em cerca de 60% o trabalho de musculaturas que estão envolvidas no processo respiração. Ou seja, essa pressão hidrostática melhora o sistema cardiorrespiratório graças ao deslocamento sanguíneo das regiões periféricas para a região central, onde estão o coração e os pulmões.
A MELHOR RESPIRAÇÃO CONTROLA AS CRISES…
Crianças com bronquite e asma brônquica podem ter a postura retraída, e natação ajuda a corrigir defeitos posturais e deformidades torácicas, pois fortalece e alonga toda a musculatura de tronco. Consequentemente, traz melhorias aos pulmões. A musculatura do diafragma e os músculos da cintura escapular são exigidas constantemente durante os movimentos, conferindo ritmo e qualidade à respiração do praticante.
ESCOLHA AS PISCINAS DA COMPANHIA FORMA!
Há também quem fuja das piscinas por causa do cloro químico usado no tratamento da água. Isso porque alguns produtos que compõem o cloro podem causar rinite, sinusite, conjuntivite e até atrapalhar no tratamento das doenças respiratórias.
A COMPANHIA FORMA utiliza tratamento a sal ao invés de cloro, o que evita irritação e alergia por ser um tratamento menos agressivo. Além disso, nossas duas piscinas são cobertas e aquecidas, mantendo o ambiente fechado à poluição urbana, e proporcionando uma alta umidade do ar, que ajuda na entrada de ar nas vias respiratórias.
Se ainda não está convencido, entre em contato agora mesmo e aproveite para agendar uma aula experimental. Você vai amar!
Texto Base: amaralnatação / Foto: pexels, de Thirdman
Compartilhar: