Conheça os benefícios de treinar no inverno

O exercício físico espanta o mau humor e gasta mais calorias nessa estação.

O frio chega e a vontade de fazer exercícios some. A disposição dificilmente vence a briga com o termômetro quando as temperaturas caem. O resultado é uma correria danada nos próximos meses para compensar o tempo de preguiça. E o que você nem desconfiava: você está desperdiçando o melhor período do ano para ganhar saúde e dar um gás no emagrecimento.

“O treino no inverno traz mais resultados para o emagrecimento que no verão! No inverno o corpo leva mais tempo para se aquecer, consequentemente tem um gasto maior de calorias, o organismo necessita aumentar sua taxa de metabolismo para manter o corpo aquecido, e o cansaço físico não surge com tanta rapidez como no verão”, afirma a educadora física Luciene Ponce, da academia Companhia Forma.

Então confira agora quais são as vantagens que precisam ser lembradas na hora de abandonar o cobertor e calçar o tênis.

Gasta mais calorias

No inverno, normalmente o corpo vai precisar de mais calorias para se aquecer, o que aumenta o gasto de energia. É por isso que dá mais vontade de consumir alimentos bem calóricos, seu organismo está avisando que está com o metabolismo mais rápido. A vantagem de treinar no inverno é usar esse gasto calórico extra, acompanhado de exercícios e uma dieta equilibrada, para obter uma redução de gordura.

Queima os excessos da alimentação

O frio aumenta a vontade de comer alimentos mais calóricos. Isso é instintivo, uma defesa para proteger o organismo. Mas os resultados vão além: o acúmulo de gorduras é quase inevitável. Para equilibrar essa equação e passar o inverno em forma, fica ainda mais clara a importância de gastar o que foi consumido com a prática de exercícios.

O treino é mais tranquilo

Para quem odeia academia tumultuada, filas de espera nos aparelhos e ficar desviando dos outros no parque, o inverno traz uma ótima vantagem. Muita gente fica com preguiça ou frio demais e acaba evitando a atividade física. Ótima hora para aproveitar!

Combate a depressão e o mau humor

É comum, principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, que as pessoas fiquem mais deprimidas no inverno. Praticar exercícios físicos aumenta a concentração de endorfina, substância que promove bem-estar e ajuda no tratamento da depressão. Alguns estudos mostram que a endorfina é liberada de 24 a 48 horas após o treino. Por isso, quem treina com frequência sente os benefícios durante toda a estação.

Equilibra o sono

Nem sempre o descanso está totalmente relacionado ao número de horas dormidas. Às vezes, a sonolência aparece porque o sono não foi de qualidade. Um estudo publicado na revista Mental Health and Physical Activity revelou que pessoas habituadas a praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana dormem melhor e ficam mais alertas durante o dia, comparadas àquelas que praticam pouco ou nenhum exercício. Mas lembre-se: evite exercícios físicos até duas horas antes de dormir, eles liberam hormônios que dificultam a chegada do sono.

Fica mais gostoso treinar

Quem sofre com sobrepeso e obesidade sente um incômodo grande no verão, quando o calor estimula ainda mais a transpiração. O corpo sua mais no verão porque precisa fazer um esforço maior para regular a temperatura interna. Transpirando menos no inverno, o treino fica mais agradável. Mas atenção, isso não significa que quem está acima do peso deva se exercitar somente no inverno.

Afasta o sedentarismo

Você é do time que curte o inverno debaixo das cobertas? Passar a maior parte do tempo sem fazer exercícios ou se movimentar acaba com o seu condicionamento. Praticar esportes só no verão é um grave erro. O sedentarismo é considerado uma doença, capaz de gerar muitas outras, por isso, proteja-se o ano inteiro.

 

Está preparado para queimar muitas calorias nesse inverno? Então venha para a Companhia Forma! 

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