A Quiropraxia surgiu nos Estados Unidos em 1895, criada pelo canadense Daniel David Palmer, um entusiasta da medicina alternativa. Sendo uma profissão secular, o método vem se desenvolvendo ao longo dos anos, é praticado em vários países e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.
O que é Quiropraxia?
A Quiropraxia é uma profissão na área da saúde, de formação superior e dedica-se ao diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos dessas desordens na saúde em geral. É uma ciência que busca corrigir alterações biomecânicas da coluna vertebral e demais articulações do corpo, com o objetivo de permitir que o sistema nervoso consiga funcionar normalmente, livre de qualquer interferência ou disfunção.
As disfunções biomecânicas da coluna recebem o termo técnico de complexo de subluxação vertebral (CID 10 M99.1), que é quando uma vértebra sofre um desalinhamento e perde a sua justaposição em relação ao eixo normal da coluna, devido a fatores muito comuns do nosso dia a dia, como traumas, maus movimentos, quedas e principalmente a má postura.
Essa subluxação afeta o funcionamento das raízes nervosas que passam entre as vértebras, causando assim sinais e sintomas muito comuns nas pessoas, como dores nas costas, hérnia de disco, cefaleia, ciatalgia, estresse e também patologias relacionadas aos órgãos como por exemplo cólicas menstruais, zumbido nos ouvidos, rinite, gastrite e asma.
A base do tratamento quiroprático está no ajuste articular, cuja técnica visa restaurar o movimento e o posicionamento da vértebra desviada através de um movimento rápido e preciso, que comumente pode produzir um estalido. O ajuste não só devolve a posição normal da vértebra como também, aumenta a flexibilidade da estrutura e permite que o sistema nervoso volte a funcionar com normalidade, melhorando a saúde do organismo.
Os quiropraxistas são conhecidos pela capacidade de avaliação e diagnóstico, identificando com precisão as causas dos problemas de seus pacientes. São habilitados na leitura de exames de imagem como radiografia e ressonância magnética, na execução de testes de exame físico, avaliação postural, e têm na palpação sua maior especialidade. Com as mãos, o quiropraxista explora as articulações e suas alterações com grande propriedade.
Quem pode fazer?
A quiropraxia pode ser aplicada em pacientes de todas as idades, desde recém nascidos até em idosos. O tratamento, entretanto, é adequado a cada paciente com o emprego de técnicas específicas para cada idade.
Benefícios da Quiropraxia
A quiropraxia atua no tratamento e prevenção de inúmeros distúrbios clínicos musculo-esqueléticos como por exemplo:
- Dores na coluna vertebral (pescoço, dorsal e lombar)
- Hérnia de disco
- Dor ciática
- Dores de cabeça
- Adormecimentos de braços e pernas
- Problemas posturais
- Escoliose
- Contraturas musculares e restrições de movimento
Outras patologias que estão associadas às disfunções nos órgãos e que também podem ser tratadas pelo seu quiropraxista, são as seguintes:
- Asma
- Constipação
- Cólicas menstruais
- Insônia
- Enxaqueca
- Tontura
- Fibromialgia
- Estresse
- Depressão
Lembre-se que a quiropraxia não somente auxilia no tratamento de problemas já instalados no organismo, como principalmente atua na prevenção e no cuidado da saúde integral.
Venha para a Companhia Forma e agende sua consulta!!!
Fonte: https://quiroser.com.br/quiropraxia/
Foto ilustrativa: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-medicina-alternativa-compromisso-consulta-8313244/
Compartilhar: