Diástase – você sabe o que é?
Essa é uma palavra que no meio das gestantes e das puérperias escutamos constantemente…
Como faço para prevenir a diástase? Eu vou ter diástase na gestação? E depois da gravidez vai voltar ao normal?
São tantos questionamentos e esse tem sido um assunto amplamente discutido no meio das mamães.
Então, o que acontece no corpo da gestante para ela desenvolver uma diástase?
Para responder essa pergunta, primeiro precisamos entender o que acontece com o corpo durante o processo de gestação.
Quando o corpo materno está carregando o bebê, acontece um relaxamento dos músculos do abdômen para comportar o útero em expansão, então ocorre o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo, sendo a principal causa de flacidez abdominal e dor lombar no pós-parto.
Esse afastamento pode chegar a 10cm entre um músculo e outro, isso se deve a fraqueza do abdômen, que fica muito esticado devido ao crescimento da barriga.
O tratamento para corrigir a diástase abdominal pode ser feito com exercícios, fisioterapia ou, em último caso, cirurgia, principalmente quando o afastamento é maior que 5 cm e os exercícios não foram eficazes de corrigir a situação.
O Tratamento com Pilates
Um dos exercícios mais indicados no tratamento da diástase é o Pilates, porque ele previne e auxilia na recuperação. O método tem como prática contrair o transverso abdominal e as fibras inferiores do reto abdominal, fortalecendo-os, sem que haja pressão excessiva no reto abdominal. Além disso, a respiração do Pilates proporciona um melhor funcionamento dos músculos profundos e do diafragma, os quais ajudam a diminuir o distanciamento do músculo reto abdominal.
Portanto, para prevenir ou tratar a diástase, a melhor estratégia é estimular a ativação dos músculos profundos e do diafragma. E o Pilates é um grande aliado nesse objetivo.
Venha para Companhia Forma e saiba mais sobre nossos Planos de Pilates. Fazendo essa modalidade duas vezes por semana você leva a Musculação e as aulas de Ginástica free. Faça uma visita e confira!
Foto de Jessica Monte em pexels
Compartilhar: