DANÇA É SAÚDE – Física e Mental!

Há muito tempo, dançar deixou de ser visto apenas como um prazer, e especialistas já comprovam a sua utilidade no tratamento de doenças físicas e psíquicas

Dançar é uma delícia, não é mesmo? E imagine que, além de ser uma atividade divertida e prazerosa, ainda traz inúmeros benefícios para a saúde de adultos e crianças. Vamos saber um pouco mais?

Estudos científicos mostram que a dança pode beneficiar de muitas formas, tanto na saúde quanto na vida social.

Vamos começar então pela saúde física: como trata-se de uma atividade aeróbica, dentre os proveitos que a dança oferece estão a redução de peso, com melhor resposta do organismo à insulina e diminuição da glicose no sangue – no caso dos diabéticos, reeducação postural, diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento nos níveis do bom (HDL), redução da pressão arterial de hipertensos leves, melhora no condicionamento físico e respiratório, estimula a circulação sanguínea, diminui a adrenalina que causa o estresse e problemas cardíacos, melhora o tônus e a força muscular, reduz a osteoporose deixando os ossos mais fortes, dá mais agilidade, flexibilidade e equilíbrio, melhora a atividade motora – incluindo pacientes com Parkinson e aumenta a energia para seu dia a dia.

Quanto a saúde mental, a dança pode ser considerada uma prática terapêutica proporcionando melhoras com a diminuição da timidez, trazendo um grande equilíbrio emocional, aliviando o estresse, a ansiedade e estimulando a concentração – ajudando pessoas com TDA, facilitando o aprendizado – sobretudo de crianças, trabalha com a reconstrução de uma autoimagem que antes era distorcida, melhora na coordenação motora e também da autoestima. Além disso, pode ser recomendada para auxiliar no tratamento de doenças mais graves — como a síndrome do pânico e a depressão — ou o medo de se expor perante as situações.

A dança consegue ligar o corpo, a mente e o espírito. Além dos benefícios físicos e psicológicos, dançar normalmente é praticado em grupo, ajudando na socialização e na interação entre pessoas, possibilitando a criação de novas amizades.

 

Que tal começar com o Jazz ou Ballet?

Essas modalidades são ótimas para quem quer iniciar na dança. Na Companhia Forma, você e seus filhos poderão praticar a dança de uma forma muito gostosa e divertida, com foco nos benefícios citados acima e não em atingir resultados para competição.

São professores especializados, em um ambiente moderno e diferenciado, preparados para dar todo suporte e ajudar a encontrar a atividade que mais combina com você.

Durante o ano todo, promovemos Eventos Especiais para que os alunos possam apresentar seus avanços para toda a família! E no final de cada ano, em dezembro, brindamos os resultados alcançados com um grande Festival de Dança, realizado no Teatro Polytheama, com a participação de várias escolas da região.

Então não perca mais tempo e aproveite todas essas vantagens! Venha agora mesmo para a Companhia Forma, comece a praticar a dança e cuide da sua saúde física e mental.

Photo by Michael Zittel from Pexels
Photo by Fabrício Lira from Pexels

Compartilhar: